2017
2017
Limpeza da APP do Arroio Voluntária. Cerca de 100kg de lixo foi recolhido pela comunidade
Oficina de identificação de árvores nativas. Participação dos jovens do GEI
Bate papo com arq.Katia Canellas - especialista em Mudanças Climáticas. Atividade virtual transmitida pelo Youtube. Participação dos jovens do GEI, dos participantes da Gincana Ambiental e professores do Município.
RESULTADOS
OBJETIVO ESPECÍFICO 1:
OBJETIVO ESPECÍFICO 2:
Colaborar na informação e educação da sociedade para uma visão preservacionista do meio ambiente;
OBJETIVO ESPECÍFICO 3:
Colaborar com a administração municipal no monitoramento, fiscalização, tomada de decisões e ações para a preservação do ambiente e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos
Divulgação das ações do Projeto Ambiental às famílias do entorno do Arroio Volutária. Cerca de 50 visitas realizadas
Gincana Ambiental
52 jovens inscritos. 5 semanas de duração com uma atividade a cada semana. 4 equipes premiadas.
Concurso Literário. Mais de 500 estudantes envolvidos. 8 escolas participantes. 3 trabalhos selecionados e premiados
Oficina de Especialidade de Acampamento de Mínimo Impacto. Participação dos jovens do GEI
Incentivar a participação de jovens na busca de soluções para os problemas ambientais e na participação cidadã;
O foco principal do projeto era o da MOBILIZAÇÃO SOCIAL, assim, várias atividades de interação social estavam previstas. Especialmente por esta razão, as restrições sanitárias decorrentes da pandemia do COVID 19 determinaram a revisão do seu plano de trabalho e método. Para isto o GEI, fortalecendo sua relação institucional com o Município de Igrejinha e contando com a rede social estabelecida a partir de seus próprios associados, desenvolveu atividades virtuais que cumpriram com os objetivos previstos. Por conta desta necessidade de adequação, o público alvo principal - que eram as famílias residentes nas proximidades do Arroio Voluntária - passou a ser os jovens de Igrejinha, especialmente aqueles entre 10 e 15 anos. Com estes ajustes, a avaliação é que se conseguiu:
a. Contribuir com a formação cidadã dos jovens envolvidos nas atividades, fortalecendo seu compromisso com a manutenção do meio ambiente;
b. Sensibilizar a sociedade em geral para o tema, através da divulgação das atividades nas redes sociais e na imprensa;
c. Criar uma integração entre o Projeto Ambiental e as atividades do Movimento Escoteiro - resultado positivo para ambos processos. Por um lado, o Método Educativo Escoteiro foi muito útil para o desenvolvimento das atividades do Projeto Ambiental. Por outro, o Projeto Ambiental fortaleceu a imagem do GEI como protagonista de ações comunitárias, com destaque ao seu compromisso com as questões ambientais.
APRENDIZADOS
1. Todo projeto sempre terá ajustes na hora da implantação, mesmo sem mudanças radicais de cenário (como foi o caso do nosso projeto). Desta forma, seus gestores devem ter a capacidade de reconfigurá-lo naquilo que for necessário, sem perder de vista os seus propósitos fundamentais.
2. Um mapeamento dos recursos - humanos e institucionais - disponíveis no município deve ser feito no momento de elaboração do projeto. No desenvolvimento do nosso projeto contamos com pessoas e recursos institucionais que não eram do nosso conhecimento prévio. E ajudaram muito!
3. Um ponto importante é ter uma estratégia clara para poder fazer o projeto chegar até o seu público alvo. Na nossa proposta original, esperávamos contar com lideranças comunitárias (associações de bairros). Mas não foi possível. A solução a que chegamos foi utilizar as escolas municipais para poder acessar as famílias.
4. Ainda sobre o tema da relação do projeto com a sociedade, é importante levar em consideração a rede estabelecida pelos associados do Grupo Escoteiro. Os jovens e suas famílias constituem uma estrutura importante para a comunicação com a sociedade e para o engajamento de outros jovens nas ações planejadas.
5. O Método Educativo Escoteiro é uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento de projetos de mobilização e capacitação social. Com criatividade é possível adaptá-lo aos propósitos do projeto. No nosso caso, foi fundamental para que possamos propor a adaptação do plano de trabalho a que a pandemia nos forçou.
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